Total de visualizações de página

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Yara Compra Bunge Fertilizantes por US$ 750 milhões

Marcas de Fertilizantes que a Bunge produz


Em dezembro do ano passado a Bunge Limited Edition e a Yara International fecharam acordo na compra do negócio de fertilizantes da Bunge Brasil, o acordo firma um contrato a longo prazo em que a Bunge continuará a ofertar seus produtos aos agricultores como parte das suas atividades na originação de grãos, criando uma estrutura para logística e outras atividades comerciais relacionadas à venda de fertilizantes. A Bunge manterá e continuará a operar o terminal de fertilizantes no Porto de Santos, no litoral paulista.

Juntas, Yara e a Bunge contarão com unidades em Porto Alegre , Canoas,  Ponta  Grossa,  Rio Grande e Cruz Alta

Os ativos comprados têm capacidade de produção de 350 mil toneladas, o que ajudará a Yara em seu plano de acrescentar 4 milhões de toneladas de capacidade à sua atual produção de 20 milhões de toneladas, para atingir meta ambiciosa para 2016

Alberto Weisser Presidente da Bunge Limited
Segundo o Presidente da Bunge Limited Alberto Weisser, as duas empresas ganham com a transação " Além de permitir que a Bunge dimensione suas atividades na area de fertilizantes,  de forma que complemente suas operações de agronegocio, conferindo maior agilidade à empresa. Por outro lado, proporcionará a Yara uma posição maior no mercado em crescimento."

domingo, 10 de fevereiro de 2013

A estrategia de Sucesso da Gol






A Gol surgiu no final da década de 90 fundada  pelo empresário Constantino de Oliveira Junior, herdeiro do Grupo Mineiro Aurea , um dos principais grupos de transportes do Brasil. O resultado do surgimento de novas empresas aéreas no país resultou no surgimento da Gol, que até então era restrito devido à ações governamentais que proibiam a entrada de novas concorrentes no mercado.


A nova empresa que iniciava as suas atividades no mercado surgiu da visão de seu fundador de que o transporte de passageiro apresentava um maior retorno financeiro do que o transporte de cargas, também observou que aparentemente mais 20 milhões de pessoas estavam dispostas a voar com segurança e qualidade demandados. O transporte de pessoas seria bem mais vantajoso do que o de cargas, enquanto as pessoas pagariam a vista para serem transportadas e oferecendo um retorno imediato para a empresa, o de cargas teria um
pagamento a prazo podendo ter um retorno em longo prazo. “Entrava no mercado de aviação brasileiro uma empresa com o conceito de negócios focado no transporte aéreo de passageiros a baixo custo.”

Um dos marcos iniciais para o desenvolvimento da Gol foi a contratação de profissionais que entendessem da área do negocio, a gol foi baseada no modelo de empresa Low Cost (baixo custo) da Americana  SouthWest. A americana SouhWest Airlines serviu como parâmetro para a fundação da gol e adaptado a realidade brasileira





Mesmo observando que o surgimento da GOL se deu diante de um momento tecnológico mais favorável, do de seus atuais concorrentes, a empresa conseguiu se diferenciar devido a crença de que a atualização e inovação constantes são essenciais para a sobrevivência e competitividade. A empresa atua como se o concorrente fosse “surgir amanhã” e, com a crença de que o seu maior concorrente é a tecnologia. As inovações tecnológicas e a informática são essenciais para acelerar processos e ponto essencial para a condução da estratégia, seja essa tecnologia de manutenção, de emissão de documentos ou de gestão. Trata-se de uma reviravolta no mercado baseado em tecnologias. O departamento de pesquisas em tecnologias realiza constantemente pesquisas para a atualização tecnológica onde todos os aspectos que envolvem as atividades da empresa são estudados. A empresa baseia-se na mudança de parâmetros de mercado utilizando-se de alta tecnologia para a redução de custos.

A empresa é um exemplo de revolução através diferenciação. A construção de aspectos competitivos dificultam a imitação por parte de concorrentes, como forma de escapar da hipercompetição. Vefica-se que a empresa tem capacidade de aprendizado e mudança dos modelos mentais, compartilhados da empresa, mercados e concorrentes. A estratégia adotada confere um rumo, permite a concentração dos esforços, define a organização e serve como fonte de coerência interna.


sábado, 9 de fevereiro de 2013

Algumas Áreas que o empreendedorismo está presente.


O empreendedorismo está presente nas mais diversas áreas, como por exemplo, na área da agricultura em que o produtor ousa plantar algo que nunca havia plantado, outro exemplo do empreendedorismo na agricultura é o do produtor que arrisca em plantar alimentos orgânicos. Com a preocupação dos alimentos conterem fertilizantes e estes fazerem mal a saúde houve uma grande demanda a alimentos orgânicos, com isso surgem a cada momento mais empreendedores na área rural ou na agricultura.


            Outra área muito importante do empreendedorismo presente é na área da saúde, um médico, um dentista, um técnico em enfermagem ou ate mesmo um personal trainer tem um sonho ou uma necessidade de abrir sua clinica, seu consultório, sua academia. Hoje em dia qualquer um pode abrir seu negocio ate mesmo um técnico em mecânica já que o mesmo as vezes não consegue emprego na área decide por conta própria abrir sua oficina, sua borracharia.

            O comércio e a área que o empreendedorismo mais se beneficia, pois todo mundo deseja abrir sua loja, sua boutique, sua lanchonete. Outro elemento do empreendedorismo estar presente e no ramo alimentício em que as pessoas veem uma oportunidade, como por exemplo, os vendedores de marmitex nas rodovias, já que o preço nos restaurantes em rodovias são altamente caros, com isso esses empreendedores resolvem ousar e persistir nessa área empreendedora.

          

Autor: Anderson Junio 2013