A Sustentabilidade e a Estratégia das Organizações
A
ideia de "Sustentabilidade" começa a adquirir contornos de vantagem
competitiva, em interação com os temas de gestão, no sentido de serem
organizadas cadeias de sentido, e não só de valor, numa orientação que
garanta a sobrevivência e o crescimento da organização, a longo prazo.
Essa ideia, permitiu a segmentação de alguns mercados, nomeadamente o da
energia, com o surgimento das energias renováveis. A sustentabilidade,
criou esta vantagem competitiva, numa clara inovação do mercado, em
contexto internacional. Investir de uma forma “ética”, e sustentável, é
uma motivação do futuro mercado SRI (Social Responsibility Initiative).
Este conceito, está intimamente relacionado com o da responsabilidade
social das organizações. É por isso, fundamental, de acordo com M. Porter,
construir uma só estratégia, pois refere que “normalmente as companhias
têm uma estratégia económica e um estratégia de responsabilidade
social, e o que elas devem ter é uma estratégia só”. A ideia da
sustentabilidade, como estratégia de aquisição de vantagem competitiva,
por parte das empresas, é refletida, de uma forma expressamente
declarada, na elaboração do que as empresas classificam como “Relatório de Sustentabilidade”.
Uma consciência sustentável, por parte das organizações, pode
significar uma vantagem competitiva, se a mesma for encarada, em
primeira mão, como uma componente de uma só estratégia da organização,
tal como defende Porter, e não como “algo” que concorre, à parte,
com “a estratégia” da organização, como fazendo parte da política de
imagem ou de comunicação.
Fonte.
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