A
Gol surgiu no final da década de 90 fundada pelo empresário Constantino
de Oliveira Junior, herdeiro do Grupo Mineiro Aurea , um dos principais grupos
de transportes do Brasil. O resultado do surgimento de novas empresas aéreas no
país resultou no surgimento da Gol, que até então era restrito devido à ações
governamentais que proibiam a entrada de novas concorrentes no mercado.
A
nova empresa que iniciava as suas atividades no mercado surgiu da visão de seu
fundador de que o transporte de passageiro apresentava um maior retorno
financeiro do que o transporte de cargas, também observou que aparentemente
mais 20 milhões de pessoas estavam dispostas a voar com segurança e qualidade
demandados. O transporte de pessoas seria bem mais vantajoso do que o de
cargas, enquanto as pessoas pagariam a vista para serem transportadas e
oferecendo um retorno imediato para a empresa, o de cargas teria um
pagamento a
prazo podendo ter um retorno em longo prazo. “Entrava no mercado de aviação
brasileiro uma empresa com o conceito de negócios focado no transporte aéreo de
passageiros a baixo custo.”
Um dos marcos
iniciais para o desenvolvimento da Gol foi a contratação de profissionais que
entendessem da área do negocio, a gol foi baseada no modelo de empresa Low Cost (baixo custo) da Americana SouthWest. A americana SouhWest Airlines serviu como parâmetro para a fundação da gol e
adaptado a realidade brasileira
Mesmo observando que
o surgimento da GOL se deu diante de um momento tecnológico mais favorável, do
de seus atuais concorrentes, a empresa conseguiu se diferenciar devido a crença
de que a atualização e inovação constantes são essenciais para a sobrevivência
e competitividade. A empresa atua como se o concorrente fosse “surgir amanhã”
e, com a crença de que o seu maior concorrente é a tecnologia. As inovações tecnológicas
e a informática são essenciais para acelerar processos e ponto essencial para a
condução da estratégia, seja essa tecnologia de manutenção, de emissão de documentos
ou de gestão. Trata-se de uma reviravolta no mercado baseado em tecnologias. O
departamento de pesquisas em tecnologias realiza constantemente pesquisas para
a atualização tecnológica onde todos os aspectos que envolvem as atividades da
empresa são estudados. A empresa baseia-se na mudança de parâmetros de mercado
utilizando-se de alta tecnologia para a redução de custos.
Para saber mais acessem: http://www.aedb.br/seget/artigos06/940_Artigo%20GOL-%20SIMGEN.pdf e http://www.casodesucesso.com/?conteudoId=43
Nenhum comentário:
Postar um comentário