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domingo, 10 de fevereiro de 2013

A estrategia de Sucesso da Gol






A Gol surgiu no final da década de 90 fundada  pelo empresário Constantino de Oliveira Junior, herdeiro do Grupo Mineiro Aurea , um dos principais grupos de transportes do Brasil. O resultado do surgimento de novas empresas aéreas no país resultou no surgimento da Gol, que até então era restrito devido à ações governamentais que proibiam a entrada de novas concorrentes no mercado.


A nova empresa que iniciava as suas atividades no mercado surgiu da visão de seu fundador de que o transporte de passageiro apresentava um maior retorno financeiro do que o transporte de cargas, também observou que aparentemente mais 20 milhões de pessoas estavam dispostas a voar com segurança e qualidade demandados. O transporte de pessoas seria bem mais vantajoso do que o de cargas, enquanto as pessoas pagariam a vista para serem transportadas e oferecendo um retorno imediato para a empresa, o de cargas teria um
pagamento a prazo podendo ter um retorno em longo prazo. “Entrava no mercado de aviação brasileiro uma empresa com o conceito de negócios focado no transporte aéreo de passageiros a baixo custo.”

Um dos marcos iniciais para o desenvolvimento da Gol foi a contratação de profissionais que entendessem da área do negocio, a gol foi baseada no modelo de empresa Low Cost (baixo custo) da Americana  SouthWest. A americana SouhWest Airlines serviu como parâmetro para a fundação da gol e adaptado a realidade brasileira





Mesmo observando que o surgimento da GOL se deu diante de um momento tecnológico mais favorável, do de seus atuais concorrentes, a empresa conseguiu se diferenciar devido a crença de que a atualização e inovação constantes são essenciais para a sobrevivência e competitividade. A empresa atua como se o concorrente fosse “surgir amanhã” e, com a crença de que o seu maior concorrente é a tecnologia. As inovações tecnológicas e a informática são essenciais para acelerar processos e ponto essencial para a condução da estratégia, seja essa tecnologia de manutenção, de emissão de documentos ou de gestão. Trata-se de uma reviravolta no mercado baseado em tecnologias. O departamento de pesquisas em tecnologias realiza constantemente pesquisas para a atualização tecnológica onde todos os aspectos que envolvem as atividades da empresa são estudados. A empresa baseia-se na mudança de parâmetros de mercado utilizando-se de alta tecnologia para a redução de custos.

A empresa é um exemplo de revolução através diferenciação. A construção de aspectos competitivos dificultam a imitação por parte de concorrentes, como forma de escapar da hipercompetição. Vefica-se que a empresa tem capacidade de aprendizado e mudança dos modelos mentais, compartilhados da empresa, mercados e concorrentes. A estratégia adotada confere um rumo, permite a concentração dos esforços, define a organização e serve como fonte de coerência interna.


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