Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de abril de 2013

A importância de uma empresa Júnior na vida Academica


Uma Empresa Júnior é, por definição, uma associação civil sem fins lucrativos, com caráter estritamente educacional que presta serviços de consultoria, a fim de aliar a teoria de sala de aula à pratica de mercado, através de projetos. Estruturalmente, é um grupo formado e gerido única e exclusivamente por alunos de graduação.
A empresa Júnior na vida de um estudante universitário é de suma importância,  pois possibilita o mesmo a adquirir conhecimentos e algo não visto em sala de aula a PRATICA. "O aluno tem a grande oportunidade de realizar aquilo que aprendeu em sala de tal forma que irá absorver a experiencia suficiente  para se tornar um bom profissional." Vinicius (2008). As duas partes saem beneficiadas, o aluno que adquire a experiencia que o mercado exige e a empresa que se desenvolve e cresce.


Breve Histórico Empresa Junior.
O Movimento Empresa Junior (MEJ) iniciou-se na França com a criação da Junior Enterprise em 1967 a partir da iniciativa de um grupo de estudantes que tinham como objetivo ampliar seus conhecimentos acadêmicos através da execução de serviços relacionados à sua área de atuação.
O movimento no Brasil foi ganhando espaço e, em 1993, foi realizado o primeiro Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ). A partir daí o conceito foi se difundindo cada vez mais e começaram a surgir as Federações Estaduais com o objetivo de dar suporte às Empresas Juniores (EJs). Com o intuito de comemorar os 15 anos do MEJ no Brasil, foi fundada em 2003 a Brasil Junior – Confederação Brasileira das Empresas Juniores, que tem como finalidade o fortalecimento do movimento no Brasil. De acordo com o site da Confederação, atualmente ela conta com 13 federações que representam 12 estados e o Distrito Federal, sendo as empresas juniores do Paraná representadas pela FEJEPAR (Federação das Empresas Juniores do Estado do Paraná). A FEJEPAR foi criada em 1996 e é a terceira maior federação do país no que tange ao número de empresas federadas  (19 empresas, sendo 3 do curso de Administração) e, em 2010, recebeu o prêmio de melhor desempenho do Brasil. 

O universitario tem a chance de conquistar ou seguir uma carreira profissional desde cedo. Participando de um programa Trainee benfico, o estudante aplicará a teoria com a prática e adquirir competencias que, no mercado de trabalho é fundamental e essencial para se ter o emprego que tanto almeja. Pró - atividade, Profissionalismo, Postura e Criatividade são algumas das muitas competências que um membro adquiri durante a sua jornada em uma Empresa Junior. 
Um dos pontos fortes que os membros adquirem numa Empresa Junior é a liderança e o trabalho em grupo. Aprendem que um líder não é aquele que delega as atividades e espera que o trabalho saia conforme ele almeja e sim seguir o estilo democrático do líder, ou seja, é um membro parceiro de toda a equipe, com a total participação do grupo. Outro ponto forte também durante seu aprendizado é o companheirismo. Sabemos que a empresa não ascende sozinha, mas sim com toda a equipe unida formando assim o conceito de uma Organização, que é um grupo de pessoas em prol de um objetivo comum: o crescimento.
As empresas juniores são importantes para os alunos de graduação pois proporcionam um diferencial no momento em que eles ingressam no mercado de trabalho. Isto se dá pois a EJ antecipa a experiência com a prática empresarial, uma vez que insere os aluno sem situações reais, exigindo dos mesmos capacidade de gestão, tomada de decisão, análise crítica e pro-atividade, características tão exigidas em processos seletivos.

Para os alunos interessados em participar do processo seletivo da Empresa Júnior da FASF, os mesmos devem deixar seus curriculuns até o dia 25/4 (próxima quinta feira)  na secretária. 

Confiram o site da empresa junior da UFJF, primeira EJ a conseguir o certificado ISO 9001. http://www.campe.com.br/