Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de maio de 2012

A greve da VCG.

Dentro do tripé da sustentabilidade está a questão social, e nela podemos identificar essa greve em que a população sai perdendo. A cidade de Ponta Grossa tem uma população aproximada em 300 mil habitantes, e apenas uma empresa de transporte coletivo na cidade que presta esse serviço. A VCG ao longo dos anos se tornou um monopólio, será que não há outra empresa que possa prestar este serviço?
E se a passagem subir irão colocar mais ônibus? Essa é a pergunta que não quer calar, mas o fato de subir ou não a passagem é que continuará a mesma merreca de sempre.


Aproximadamente 100 mil pessoas dependem do transporte coletivo, seja para trabalhar, passear, ir ao médico e nessa quarta feira 30/05 todos os usuários tiveram que mudar seus planos, algumas pessoas perderam o dia no trabalho pela falta de condução “Eles fazem greve para ganhar mais e eu? Vou perder de ganhar meu dia e não vou poder comprar o leite para minha filha” reclama uma moradora do bairro Santa Maria que trabalha em uma casa de família no centro da cidade. Realmente são casos de ficar de queixo caído, essa greve mostra que ta na hora dos usuários escolherem pessoas serias e competentes para nos representar nessa hora, não um prefeito de fachada que não fez praticamente nada em relação a isso durante seus oito anos de governo e agora que estamos em ano de eleição resolve acelerar obras que estavam paradas.



 Aproximadamente 700 funcionários da Viação Campos Gerais (VCG), responsável pelo transporte coletivo em Ponta Grossa, aderiram à greve ontem a tarde. Dos 1,3 mil funcionários da empresa, 699 votaram a favor da realização da greve. A paralisação das atividades deve ocorrer a partir de quarta-feira, ainda durante a madrugada, quando funcionários prometem efetivar mobilização em frente à sede da empresa.
Para Noel Machado da Silva, presidente do Sindicato de Trabalhadores Rodoviários de Ponta Grossa, a categoria está comemorando uma vitória. “Esse é o primeiro ano em que a categoria está unida, para nós é uma grande conquista. A posição do sindicato será sempre em favor da categoria”, diz.
A paralisação deve ocorrer a partir de quarta-feira. Uma mobilização em frente à empresa está marcada para as 2 horas da manhã. “Nós vamos nos concentrar lá esse horário e vamos permanecer até que a empresa se manifeste, ela também pode se manifestar antes da paralisação”, explica Noel.
Em nota, a Viação Campos Gerais informou que recebeu a confirmação da deflagração da greve ontem às 17 horas pelo Sindicato dos trabalhadores da categoria e que irá tomar as medidas cabíveis na segunda-feira. “A empresa informa que está estudando medidas judiciais para minimizar os impactos à população. Isso deverá ser feito na segunda para garantir que 30% do serviço funcione”.

Trâmites
Para que a greve aconteça de forma legal, alguns trâmites devem ser cumpridos. “Uma nova assembleia será realizada pelo sindicato, terça-feira, às 20 horas para que a categoria possa tratar assuntos relacionados à paralisação”, explica Ricardo Machado, advogado e assessor jurídico do sindicato.
De acordo com Machado, é preciso respeitar o prazo mínimo de 72 horas contadas a partir de hoje. “É necessário aguardar esse tempo para que a população fique informada e possa se organizar. Nós temos uma comunidade que depende do transporte coletivo”, diz.
Elemento
Reivindicação
A categoria não aceitou a proposta da empresa que seria um reajuste salarial de 5,10% e ticket no valor de R$ 50.  Os funcionários pedem 13,5% de reajuste salarial. Desse valor seriam 5% de ganho e 5% de inflação. A classe solicita também R$ 250 de ticket.

Fonte: http://www.diariodoscampos.com.br/cidades/funcionarios-da-vcg-deflagram-greve-56559/

Liderança Sustentavel

A liderança é algo bom alem de ser muito importante para a organização. O lider é aquela pessoa que é seguida sem impor autoridade é porque as pessoas tem carisma por ele e é importante que essa pessoa saiba usar essa liderança como Jesus Cristo usou e até hoje tem pessoas que seguem e acreditam no que ele diz. Alguns lideres poderiam usar essa liderança com os funcionarios para a utilização dos recursos da empresa com água, papel toalha com economia porque alem de ajudar a natureza de certa forma a empresa tem uma economia. Mas o mais importante em um lider é saber comandar e ouvir as pessoas também.
Heverton Orchanheski

sábado, 26 de maio de 2012

Florestas: quem poderá defendê-las?

Pensem nisso!

Florestas: quem poderá defendê-las?


Precisamos das árvores, e como! Mas, ao que parece, nosso Congresso Nacional não sabe disto, pois a maioria das propostas das alterações do Código Florestal Brasileiro deixam nossas florestas ainda mais desprotegidas. Apesar dos 12 itens vetados pela presidente Dilma, a situação é bem preocupante e representa um retrocesso nas conquistas referentes à proteção ambiental brasileira.
As florestas desempenham um papel fundamental para o equilíbrio ecológico e climático do planeta. As copas e raízes, por exemplo, regulam os fluxos de água e amenizam as diferenças de temperatura entre o solo e a atmosfera, contribuindo na promoção do equilíbrio e da estabilidade, necessários para todas as formas de vida do planeta. Mas, florestas continuam sendo derrubadas, e aos montes. Segundo a publicação “Consumo sustentável: manual de educação”, produzida pelo Ministério do Meio Ambiente, o Brasil possui a maior extensão de floresta tropical do mundo – aproximadamente 65% do seu território. Dessa área, dois terços são formados pela Floresta Amazônica, sendo o restante composto por Mata Atlântica, Caatinga, Cerrados, Pantanal, Campos Sulinos e ecossistemas associados. Porém, a mesma publicação aponta que, durante os últimos 80 anos, metade das florestas tropicais desapareceu por causa da destruição dos ecossistemas, por incêndios, por espécies exóticas invasoras, e principalmente pela derrubada de florestas para pastagens e para áreas agrícolas, destacando-se as áreas de produção de grãos como a soja. E para piorar ainda mais a situação, muitas destas áreas são simplesmente abandonadas depois de esgotada sua fertilidade. Somente na Amazônia brasileira são mais de 16 milhões de hectares de áreas degradadas, um verdadeiro descaso com as florestas brasileiras.
Se este já é o retrato das florestas, imaginem como será depois, quando as alterações do Código Florestal Brasileiro entrarem em vigor, uma vez que elas potencializam o desmatamento. Por isso tudo, e mais um pouco, a sociedade consciente e ambientalista clamou: “VETA TUDO, DILMA!” e apesar de tantas campanhas, os poucos itens das alterações vetados pela presidente Dilma ainda deixam nossas florestas à mercê, e, por consequência, mais danos para o Planeta!

Berenice Gehlen Adams - especialista em Educação Ambiental e coordenadora do Projeto Apoema (bere@apoema.com.br)


Fonte: http://www.facebook.com/pages/Blog-Log%C3%ADstica-Reversa-e-Sustentabilidade/216661118358050

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Ação O.S Bunge Brasil


Uma organização que se preocupa com a sustentabilidade na parte social, é a Bunge, que crio o programa comunidade educativa, parecido com "os amigos da escola" esse programa consite em oferecer um apoio as crianças de uma comunidade, levando dinamicas, lendo historias com elas e estimulando seu aprendizado, os voluntarios são os próprios colaboradores da empresa.



O O.S esteve presente nesse evento e as crianças se divertiram e aprenderam muito " É uma grande satisfação ter vocês aqui conosco" afirma Helena coordenadora do projeto Comunidade educativa nas escolas, diz que a procura por voluntários para o programa é muito grande, mas não tem um bom numero de pessoas interessadas a participar do programa, ja que é um trabalho em que nao se recebe por isso.


Fiquem ligados aqui no blog para mais informações sobre esse programa entre outras coisas relacionadas a sustentabilidade, essa foi só uma prévia do programa. Em breve a reportagem completa estará disponivel para vocês.



quarta-feira, 23 de maio de 2012

Motivação na Sustentabilidade




          A motivação é algo importante para a organização porque é por ela que a organização sabe ou não se seu colaborador terá comportamentos de alto desempenho, improdutividade ou indiferença a favor ou contra a empresa.

            Mas como fazer a motivação ter ligação coma sustentabilidade? Um dos caminhos pode ser um plano que envolva todos os colaboradores da empresa com programas educativos ensinando-os o que é a sustentabilidade, outro caminho também pode ser um tipo de “recompensas” para os funcionários que se dedicarem na empresa com serviços como: separar o lixo, uso consciente da água e etc, para fazer que a sustentabilidade seja uma rotina na vida empresarial do colaborador, sem deixar de motivar ele no dia-a-dia da empresa.
Postado por Heverton

            Exemplo de empresas que motivam seus funcionários sobre a sustentabilidade é a Bunge e Klabin em que as mesmas desenvolvem palestras, treinamentos e campanhas afim de conscientizar seus colaboradores a cuidar mais do planeta e ter uma melhor QVT, a Bunge, por exemplo, a cada ano lança uma campanha na área social conscientizando seus funcionários o tema desse ano é acidentes no transito, a Klabin demostra o interesse na área ambiental oferecendo palestras e treinamentos a seus funcionários.

            Contudo a motivação deve andar junto com a sustentabilidade em uma empresa, pode ser uma grande estratégia para motivar os colaboradores a produzir mais e a conscientiza-los a cuidar melhor do planeta empresa e de sua vida.
Postado por Anderson.

MOTIVAÇÃO
Pode se dizer que a motivação é um fator que está ligado ao direcionamento momentâneo do pensamento, da atenção, da ação a um objetivo visto pelo indivíduo como positivo. Esse direcionamento ativa o comportamento e engloba conceitos tão diversos como anseio, desejo, vontade, esforço, sonho, esperança entre outros.

A motivação encontra-se constantemente na vida das pessoas, em diversos fatores consideravelmente englobados a nossa rotina e ao nosso dia a dia ao que diz respeito a nossas vontades e anseios encontrados na perspectiva da realização de tarefas importantes, o qual o principal motivo é adquirir bens matérias, pessoais e profissionais, ou seja, fatores auto realizadores que nos tragam realização e satisfação.

Afinal, esse termo "motivação", não tem causa específica, é apenas um agrupamento de causas e motivos consideravelmente importantes que são capazes de mover o comportamento de cada indivíduo para o alcance do seu devido objetivo e, ou meta.
Postado por Valquiria.
MOTIVAÇÃO
Motivação e liderança, são resultados de uma administração, de recursos humanos voltada para a satisfação e bem estar de seus funcionários, tomando por base as recompensas e benefícios oferecidos aos empregados. Ou seja vc é recompensado pelo modo que exerce seu trabalho com dedicação que pode lhe trazer uma boa remuneração ou ser reconhecido pelo seu chefe.
A motivação abrange várias áreas como, ganhar dinheiro, viajar ou mudar para outro emprego ou cidade.Motivação significa aquilo que movimenta, o que faz andar.
Um indivíduo motivado depende do que ele procura de objetivo, considerando que necessita de diciplina e dedicação para alcançar seu sonho, o que gera uma motivação para algo.
Postado por Nathan
Motivação

Nada melhor do que estar motivado para praticar a sustentabilidade, acreditar que podemos ajudar outras pessoas, melhorar as condições de vida de nosso planeta. Mais nem sempre a motivação é para o bem, como podemos ver, existe pessoas que estão motivadas a destruir patrimônios, a natureza. Temos um exemplo de motivação aqui neste blog, seber que várias ações e ajudando a ter um mundo melhor é muito bom.


MOTIVAÇÃO

A motivação encontra-se na perspectiva para realizar alguma tarefa importante, o qual o motivo é ter bens matérias (econômico-social), reconhecimento profissional (social), auto realizador, o qual sua motivação é a realização interior, a satisfação intima. Ou seja, a motivação não tem causa única, é simplesmente um complexo de motivos ou causas importantes que movem o comportamento para a esperada realização do objetivo, concluindo,  pessoas automotivadas tem uma missão definida. Postado por Maria Eloina


Postado por Aylton.

                         Motivação organizacional

Está cada vez mais comprovado que as empresas vêm apresentando carências na questão de motivação, será o motivo esse nosso mundo conturbado ? resultado de um capitalismo cada vez mais “selvagem”. A cada dia que passa, a economia global vai se tornando ainda mais competitiva. Essa concorrência está deixando as pessoas ainda mais assustadas, pois o mercado de trabalho vem oferecendo menos ofertas. A situação se complica quando o candidato não apresenta uma qualificação compatível a uma função almejada.                                       Não há apenas um único nome que defina motivação. Sua definição é muito complexa. A própria denominação sugere ser um motivo para uma ação. Esse motivo está relacionado ao aspecto psicológico de cada um. Alguns autores as definem como causa de um comportamento ou conjunto de forças internas que orientam a conduta de um indivíduo para determinado objetivo ou processo psicológico que leva uma pessoa a fazer esforços para obter certo resultado.        A globalização foi traumática para muitas pessoas em seu início, mas a recompensa em longo prazo apareceu. Hoje podemos contar com profissionais cada vez mais qualificados ao mutante mercado de trabalho. As organizações perceberam isso e estão atribuindo um maior valor aos seus profissionais, no entanto, as cobranças aumentaram, sendo essas por resultados quase sempre a curtíssimos prazos. A famosa frase “É para ontem” começou a ganhar maiores conotações. Isso aumentou o número de estresse entre as pessoas, devido às preocupações constantes. Apesar de atribuir um maior valor aos seus profissionais, as corporações começaram a exigir muito e se preocupar pouco com a saúde de seus colaboradores. Como conseqüência, o número de doenças relacionadas ao estresse começou a aumentar.                                  Percebe-se a importância de uma pessoa motivada quando encontramos um ambiente agradável para poder desenvolver as tarefas do dia-a-dia. Passamos boa parte de nossas vidas dentro de nossas empresas. Podemos considerá-la nossa segunda casa. É importante, portanto, fazer desse ambiente um local agradável para a convivência com as demais pessoas.
Postado por Evelyn

Motivação

São pessoas focadas em realizar tarefas, nem sempre a favor da empresa, com um motivo interno, mas é muito bom quando se é realizado um fator motivador a favor da natureza, pensando no bem estar do nosso planeta e o que vamos fazer deixa ainda melhor para nossas futuras gerações Um ambiente mais tranqüilo facilita um melhor trabalho em equipe, aumentando assim a sinergia entre os colaboradores, propiciando também uma relação mais saudável entre os colegas. Os resultados almejados pela organização tendem a aparecer naturalmente, como conseqüência dessa boa relação de um ambiente mais agradável. 
Postado por Sandro.


terça-feira, 22 de maio de 2012

SUSTENTABILIDADE X SOCIEDADE


Sustentabilidade é simplesmente uma capacidade onde a sociedade tem de satisfazer as necessidades humanas, refletindo no presente e em um futuro promissor, sem destruir o único meio de obtenção e produção de recursos. Para isso é necessário que o impacto causado pelos seres humanos esteja equilibrado, ou seja, tenha capacidade de suporte ao meio ambiente. O intenso consumo de recursos naturais nesses últimos anos é que a natureza por si tem uma reserva de recursos, a qual a humanidade pode usufruir por algum tempo desses bens e serviços oferecidos, porém, essas transgressões passam despercebidas, pois nos adaptamos aos problemas, entretanto, o uso inteligente do que dispomos, implica em atitudes individuais, mais do que políticas sociais ou campanhas divulgadas.

Palestra sobre empreendedorismo

Palestra sobre Empreendedorismo 2.0 com o consultor do Sebrae do Paraná, Rainer Junges.
no  lançamento do Congresso Internacional de Administração ADM 2012 no auditório do campus central da UEPG.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Dicas de como aplicar a sustentabilidade no dia-a-dia da empresa



Com pequenas atitudes, as empresas podem mudar os hábitos do dia-a-dia e se tornarem mais sustentáveis. Para isso, basta um pouco de boa vontade e a conscientização dos funcionários. É o que mostra a Santiago & Cintra, empresa de geo-tecnologia, que começou a implantar pequenas mudanças de hábitos.
A primeira iniciativa foi criar squeezes para uso interno dos colaboradores. O objetivo é deixar a garrafa reutilizável no local de trabalho para diminuir a quantidade de copos plásticos ou de garrafinhas de água.
O departamento de TI da Santiago & Cintra também está fazendo a sua parte. Os colaboradores do setor estão reciclando todos os equipamentos eletrônicos que não são mais utilizados.
“Os aparelhos eletrônicos contêm muitos componentes considerados tóxicos e não biodegradáveis, por esse motivo, nós enviamos todo o lixo eletrônico para uma empresa especializada com certificação ISO, garantindo que todo o material descartado seja efetivamente desmontado e reaproveitado”, conta Eduardo Morais, Gerente de TI da Santiago & Cintra.
Os próximos passos são a eliminação de copos plásticos, o armazenamento de folhas antigas para serem usadas como rascunho e adoção de papel reciclado, a adoção de um sistema de reciclagem e a conscientização dos funcionários sobre o consumo consciente.


Fonte: http://atitudesustentavel.uol.com.br/blog/2010/12/16/dicas-de-como-aplicar-a-sustentabilidade-no-dia-a-dia-da-empresa/

sábado, 12 de maio de 2012

Projeto de casa une sustentabilidade e eficiência energética

Cozinha, sala de jantar, quartos, banheiros – ela tem tudo o que uma casa normal tem. E muito mais: a Ekó House é o protótipo de uma casa do futuro, que funciona exclusivamente com energia solar.

A Ekó House é a representante brasileira na Solar Decathlon, competição internacional entre universidades de vários países, em que as equipes apresentam casas sustentáveis com foco na eficiência energética. Após os testes em São Paulo, o protótipo será levado para a Espanha, local da disputa. 
Elaborado desde 2010 em várias universidades brasileiras, o projeto Ekó House - www.ekobrasil.org - foi apresentado no campus da Cidade Universitária da USP no dia 4 de maio. 
Trata-se de uma casa eficiente, sustentável e inovadora, que funciona exclusivamente com energia solar, tanto térmica quanto fotovoltaica, e que está sendo montada no Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da Universidade de São Paulo (USP). Ele combina elementos de alta tecnologia com soluções inovadoras em arquitetura e engenharia, com tecnologias que levem a um menor impacto ambiental das residências brasileiras.
"A casa tem aproximadamente 47 metros quadrados (m²). Ela conta com cozinha, sala de jantar, sala de estar, banheiro e quarto. O ambiente é projetado para dar flexibilidade de uso, com persianas e móveis o ambiente é alterado aumentando a área social ou a área íntima", explica a mestranda em arquitetura Bruna Mayer de Souza, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e uma das integrantes da iniciativa.
O projeto é a proposta brasileira que está concorrendo ao Solar Decathlon Europe 2012, uma competição internacional onde 20 equipes, representando universidades de todo o mundo, projetam, constroem e colocam em funcionamento uma casa sustentável e com eficiência energética.
O Team Brasil é uma equipe transdisciplinar formada por estudantes e docentes de diversas áreas como: Arquitetura e Urbanismo, Engenharias Civil, Mecânica, Elétrica, Sanitária e Ambiental, Automação e Sistemas, e outras áreas como Design e Marketing.
O projeto é coordenado pelos professores José Ripper Kos (coordenação geral) e Thêmis da Cruz Fagundes (coordenação de pesquisa), ambos do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, além da professora Claudia Terezinha de Andrade Oliveira (coordenação de produção e montagem), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. 
Colaboram ainda membros das Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
Solar Decathlon
O Solar Decathlon é dividido em dez categorias que avaliam as inovações da casa, como sua capacidade de geração e eficiência energética, conforto, qualidade espacial e construtiva, entre outras. As casas são construídas e testadas localmente e transportadas para o local da competição em Madrid, na Espanha, onde devem ser montadas em dez dias. Lá permanecem em exposição lado a lado por 17 dias, quando estão abertas à visitação do público e são realizadas as provas.
"A casa será levada para Madrid parcialmente desmontada, em containers. A estrutura é feita de peças de cumaru e placas de OSB (oriented stranded board) que formam painéis. Esses painéis são preenchidos com lã de vidro para isolamento térmico. Como revestimento, são usadas placas cimentícias, e entre os painéis e as placas também é utilizado aerogel, um material fibroso de alta eficiência no isolamento térmico. 
Os painéis já irão prontos para Madri, com todas as suas camadas instaladas, inclusive com canos e fios, para lá serem apenas encaixados", explica Bruna Mayer de Souza, da Universidade Federal de Santa Catarina.
Produção e montagem
O projeto da Ekó House está em desenvolvimento desde o final de 2010, e atualmente encontra-se no estágio de produção e montagem. A viabilidade de execução do protótipo, que combina elementos de tecnologia high-tech com soluções tradicionais de arquitetura e engenharia, é o resultado do empenho criativo dos docentes e discentes que compõem o Team Brasil, associado ao apoio e parcerias fundamentais de empresas e instituições, especialmente da área de energia e construção civil, e órgãos nacionais de fomento à pesquisa científica e inovação tecnológica, que contribuíram com o fornecimento de materiais, assessoria técnica, descontos e apoio financeiro.
Diversos aspectos do projeto e da produção da Ekó House fundamentam uma dezena de trabalhos acadêmicos que resultarão em teses e dissertações. Além disso, o desenvolvimento do protótipo está inserido em um convênio entre USP e Eletrobras (ECV 308/2009), coordenado pelo professor Adnei Melges de Andrade (USP), que tem como objetivo principal o lançamento das bases de uma indústria nacional de Residências Energia Zero (REZ) com tecnologia brasileira e adequação às nossas diversas regiões bioclimáticas.
"O projeto busca desenvolver pesquisa sobre Residências de Energia Zero (REZ) para o nosso clima e sociedade. Buscamos tecnologias que levem a um menor impacto ambiental das residências brasileiras. 

Por isso, além da pesquisa, do projeto e construção da casa, temos várias atividades de comunicação que buscam incentivar um estilo de vida mais sustentável, como palestras e aulas em colégios, o site e blog da equipe - www.ekobrasil.org -, ações nas mídias sociais, entre outros", afirma.

Fonte:http://empresaverde.blogspot.com.br/

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Klabin: Responsabilidade Ambiental

A Klabin conduz seus negócios segundo um modelo de gestão ambiental que busca harmonizar a produção industrial e a preservação dos recursos naturais. Em linha com sua Política de Sustentabilidade, adota e incentiva, entre seus colaboradores e parceiros, a prática dos 3Rs: Reduzir, Reusar e Reciclar, desenvolvendo ações para aperfeiçoar continuamente seus produtos e serviços, bem como controlar e monitorar os impactos de suas operações no meio ambiente. Assim, contribui para a construção de um futuro melhor para as próximas gerações, e, adicionalmente, obtém ganhos com a redução de consumo de água, energia elétrica e matérias-primas.


Fonte: http://www.klabin.com.br/pt-br/responsabilidade-ambiental/controle-ambiental.aspx