Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Comunidade Educativa

O programa criado pela Bunge comunidade educativa objetiva as crianças a ter mais interesse pela leitura e a se divertirem com ela abaixo você confere algumas fotos da visita na Escola Municipal Prefeito Theodoro Rosas





domingo, 17 de junho de 2012

Nossas Principais Ações

Confiram o vídeo de nossas principais ações

Ação O.S Klabin



Com o objetivo de estudar uma organização sustentável o grupo O.S vinculada com o blog organizações sustentáveis e tendo como apoio a Klabin, conseguiu a palestra com Dra. Ivone Satsuki Namikawa cujo tema foi Prática do Desenvolvimento Sustentável, confira algumas imagens desse evento.














Florestas plantadas em sistema mosaico que integram as plantações 

e áreas naturais, criando corredores protegidos de biodiversidade 


Habitat naturais protegidos nas Áreas de Conservação e Reservas Legais

40,6% de áreas preservadas da área florestal total da Klabin

A diversidade e a riqueza de fauna e flora das florestas da Klabin 
são alvos de pesquisas acadêmicas 

Para cada 100 hectares de florestas plantadas,
82 hectares são de mata nativa preservada **




Para a Klabin  sustentabilidade é:
Os recursos são escassos, próximos a exaustão 

É necessário inserir na agenda das organizações novas formas de gerir negócios usando melhor os recursos disponíveis na natureza. As grandezas econômicas não mais nortearão os setores produtivos. A motivação social e ambiental compõe as estratégias das empresas em igual grau de importância

Politica de sustentabilidade: 

A criação da Política de Sustentabilidade
envolveu todas as instâncias da empresa,
foi aprovada pelo Conselho de Administração
e representa os compromissos do dia a dia da Klabin.


A equipe O.S agradece a FASF,a Klabin e a Dra. Ivone pela Palestra e por essa ação.

Mapa Mental Sustentabilidade

A seguir vocês conferem um mapa mental sobre o desenvolvimento sustentável
confiram:



Arrecadações de doações

O grupo O.S preocupado com as desigualdades sociais, criou o programa arrecadação social ao longo do tempo do Projeto integrador Fasf o grupo arrecadou roupas e aimentos e o entregou a pessoas carentes abaixo você confere as fotos desse programa e desta ação.









Bazar Social


Sabendo que a economia pertence ao tripé da sustentabilidade o grupo O.S realizou o bazar social.Com a intenção de arrecadar fundos para a confecção dos banners e compra de leite, esse bazar foi realizado nos dias 19 e 20 de maio de 2012, e arrecadou o valor R$ 62,50 e ajudou pessoas necessitadas e carentes, isso pode não significar muito mas mostra que é com pequenas ações no dia-a-dia que podemos mudar o mundo.



A integrante do grupo O.S Maria Eloina Proença foi a organizadora desta ação oferecendo a garagem de sua casa para a realizar este bazar. Visto que esta ação beneficiou tanto as pessoa como o grupo em si.
Contudo podemos concluir que uma ação complementa outra ação dentro do tripé da sustentabilidade. 





Gráfico Selo Social Ponta Grossa

Selo Social 

O Programa Selo Social de Ponta Grossa, criado através da Lei Municipal 7193, de maio de 2003, visa certificar as empresas e órgãos governamentais localizados no Município de Ponta Grossa, que atuem em consonância com a legislação vigente, cumpram regularmente suas obrigações fiscais, e que pratiquem as
Responsabilidades Sociais Interna e Externa.
A Responsabilidade Social Interna consiste no desenvolvimento de controles que beneficiem o quadro funcional da empresa enquanto que a Responsabilidade Social Externa, se refere a projetos de cunho social direcionados à comunidade em geral.

Abaixo você pode conferir o gráfico das empresas que são premiadas com o selo bronze, prata e ouro.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Motivação e sustentabilidade

Motivação

Nada melhor do que estar motivado para praticar a sustentabilidade, acreditar que podemos ajudar outras pessoas, melhorar as condições de vida de nosso planeta. Mais nem sempre a motivação é para o bem, como podemos ver, existe pessoas que estão motivadas a destruir patrimônios, a natureza. Temos um exemplo de motivação aqui neste blog, seber que várias ações e ajudando a ter um mundo melhor é muito bom.


Postado por Aylton.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Cultura Organizacional e Sustentabilidade


Cultura Organizacional e sustentabilidade
Talvez você nunca tenha visto ou ouvido falar desse termo, mas a cultura está presente dentro de uma empresa também, pode ser ela de pequeno porte ou ate grandes multinacionais. De pequeno porte podemos identificar uma empresa familiar que por mais que as tarefas sejam centralizadas, o patrão exige de seu funcionário que ele faça o trabalho de uma forma difícil e mais trabalhosa, podemos dizer que há uma crença do chefe que trabalhar dessa maneira o trabalho será mais eficiente, porém isso pode ser uma estratégia não muito boa para seus negócios. Nas grandes empresas a cultura pode ser vista em um sentido mais amplo, como por exemplo, as regras, a forma de trabalho, o sistema de integração aos novos funcionários são características da cultura organizacional dessa empresa. No entanto cada empresa tem a sua personalidade e sua cultura, assim como em nossa casa temos as nossas regras, nossos costumes e etc. Em uma empresa esses costumes e regras fazem parte de sua trajetória de vida.


A sustentabilidade ao longo dos tempos esta cada vez mais ingressando nas estratégias das empresas, e como injetar ela na cultura de uma empresa? A resposta para essa pergunta é muito simples, se já havia regras e normas que eram respeitadas antes da sustentabilidade existir, como por exemplo, leis trabalhistas, regras de segurança e essas eram cumpridas, os procedimentos com o cuidado e a preservação do planeta podem ingressar nas estratégias das empresas. A partir do momento que a organização conseguir conscientizar os seus colaboradores a separar o lixo, a economizar energia, a não desperdiçar copos e papeis isso se torna parte da cultura da empresa.


Contudo a cultura organizacional está presente no dia-dia da organização muitos podem não saberem, mas estão injetados nesse termo. A sustentabilidade pode se tornar parte da cultura de todas as empresas futuramente, em algumas ela já faz parte há muito tempo.
 Postado por Anderson.






Cultura organizacional

Acredito que em toda parte deve haver uma cultura, seja em sua empresa ou até mesmo em sua casa. Quando começamos em um serviço novo, e alguém passa a relação de como desempenharmos as atividades, isso poderá ser uma cultura que foi implantada. A cultura organizacional também é utilizado para uma questão de sustentabilidade, como por exemplo, uma simples idéia de utilizar o mesmo copo descartável para tomar água durante o dia, ou até separar o lixo por lixeiras especificas como papel, plástico, poderá ser levada para os futuros colaboradores da empresa.

Postado por Aylton.







CULTURA ORGANIZACIONAL
A Cultura Organizacional pode se considerar um modelo de suposições básicas que os grupos "inventam", descobrem, ou desenvolvem com a experiência para enfrentar seus problemas de certa forma representa o sistema de comportamentos, normas e valores sociais.

Através dela podemos analisar melhor as características dos indivíduos, seus princípios, sistemas, valores morais e éticos e modo organizacional, ou seja, é um modo geral de ambos interagirem de maneira adequada e dinâmica em busca de determinado objetivo.
Postado por Valquiria






COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Usado para estimular o debate em salas de aula para fazer com que estudantes pensem
De maneira crítica dos temas que se encontram dentro de uma organização.
O comportamento organizacional é encontrado em todas as organizações: Globalização,
Tecnologia, diversidade e ética, engloba toda a parte de Administração.
O campo do comportamento organizacional foi concebido na década de sessenta por pesquisadores britânicos como disciplina emergente e quase independente, que se apoiaria
Em outras disciplinas já estabelecidas como Psicologia, Sociologia, Economia e Administraçaõ. Postado por Nathan]

Cultura Organizacional.





A cultura organizacional é uma das coisas mais importantes que uma organização pode ter é atraves dela que as pessoas sabem sua função dentro da empresa o que ela pode ou não fazer dentro da organização (como por exemplos brinncadeiras) atraves da cultura organizacional que é muito importante a empresa demonstrar a tradição dela seus conceitos sem deixar que seu futuro nao seja prejudicado como com a chegada da tecnologia.
Postado por Heverton
CULTURA ORGANIZACIONAL

A Cultura Organizacional representa o sistema de comportamentos, normas e valores sociais, é um conjunto de características únicas que correspondem e representa a personalidade de cada individuo, as quais são partilhadas por todos os membros e estes consequentemente distinguem a organização, tornando-a diferenciada e todas as demais. É uma interação que faz com que a organização seja dinâmica e complexa com objetivos em comum.
Postado por Maria Eloina

Cultura Organizacional.
Toda cultura possui regras e depende de um processo de aprendizagem desde a adaptação ao meio ambiente e convivência interna (o dia-a-dia) no trabalho tudo depende de uma dinâmica, regular as relações entre os membros como devem interagir, como o avanço tecnológico, tais comportamentos são desenvolvidos no dia a dia de cada colaborador .
Postado por Sandro


Liderança e sustentabilidade




O conceito de liderança abrange uma infinidade de termos, vemos diversos artigos serem publicados no dia-dia, no entanto liderança pode ser apenas uma característica da personalidade de um individuo. Existem outro termo que pode ser confundido com liderança, a autoridade formal que define o contrario de liderança que o líder passa a ser uma figura temporariamente eficaz, cujo sucesso depende apenas da existência de uma missão. Quando completada essa missão o líder é dispensado e desnecessário.



O termo liderança na sustentabilidade pode ser visto em um exemplo muito simples de ser notado, o caso de uma empresa que ao longo do tempo decide injetar a sustentabilidade em sua forma de trabalho tornando-se líder de mercado, na qual outras empresas passaram a seguir essa mesma linha o desenvolvimento sustentável.

Postado por Anderson




Liderança

Ser líder é fazer aquilo que gosta utilizando pessoas, organizando, sabendo como agir de maneira certa no momento certo. Liderança e sustentabilidade têm tudo a ver, uma empresa ambiental ou uma entidade social, poderá ser gerenciada por um líder, se adaptando a diferentes modos de praticar a boa ação. O líder tem a essência do realismo, de como deve ser as coisas, por mais simples que seja, deverá sempre ser visto em primeiro lugar, mais nunca esquecendo de que tem outras pessoas em volta de si.

Postado por Aylton.
LIDERANÇA



Liderança é o nome que se dá a uma pessoa que passa ao processo de seguir em busca de metas através de seus colaboradores, o mesmo é encarregado para orientar as pessoas, tal qual serve de influência aos demais. O líder é é capacitado para fazer orientar seus colaboradores para que todos façam sua parte em determinadas tarefas dentro da organização da melhor forma possível, organizando e alinhando o grupo para realização de metas e objetivos com êxito e exelência transmitindo aos demais confiança e comprometimento.
Postado por Valquiria

LIDERANÇA
  Liderança é o processo, que um indivíduo toma iniciativa para passar por dificuldades enfrentadas ao longo do caminho percorrido até um objetivo.Ao longo desse processo o líder tem de influenciar seus liderados a chegar a um contexto Postado por seu líder. Entedemos também que esta autonomia se formaliza nos processosDe liderança partilhada que sustentam a negociação do sentido da experiência de aprendizagem correspondendo este processo a um elevado nível de organização da comunidade.
Postado por Nathan
Liderança



A liderança é algo bom alem de ser muito importante para a organização. O lider é aquela pessoa que é seguida sem impor autoridade é porque as pessoas tem carisma por ele e é importante que essa pessoa saiba usar essa liderança como Jesus Cristo usou e até hoje tem pessoas que seguem e acreditam no que ele diz. Alguns lideres poderiam usar essa liderança com os funcionarios para a utilização dos recursos da empresa com água, papel toalha com economia porque alem de ajudar a natureza de certa forma a empresa tem uma economia. Mas o mais importante em um lider é saber comandar e ouvir as pessoas também.
Postado  Heverton Orchanheski

LIDERANÇA

Liderança é o processo de realizar metas por meio de colaboradores, significa líder, que é quem serve simplesmente influência. O líder fornece ferramentas necessárias para que todos façam sua parte em determinadas tarefas dentro da organização da melhor forma possível, é ele quem alinha o grupo em torno de uma visão mostrando o caminho a ser percorrido e consequentemente garantindo o comprometimento de todos para chegar lá, é um exemplo que inspira confiança.

Postado por Maria Eloina
Liderança
liderar é conseguir coordenar, organizar e delegar tarefas e é  para claro obter êxito para que sua equipe cumpra suas ordens, e aliando liderança e sustentabilidade  para sempre alcançar e realizar boas ações pró a empresa aliado ao meio ambiente.Ser líder é a pessoa que se destaca em sua equipe sem impor autoridade e transmite confiança aos seus liderados.
Postado por Sandro.





quinta-feira, 7 de junho de 2012

Limpeza Ambiental

 A equipe O.S preocupado com o meio ambiente decide lançar a campanha Limpeza Ambiental, desde do começo do projeto a equipe visitou diversos lugares, visando limpa-los cuidando e preservando o nosso ambiente.

Realmente é uma vergonha o que algumas pessoas fazem com a natureza, sujam, depredam como se fosse uma coisa qualquer, temos que cuidar do que há de mais valioso no nosso planeta. Precisamos pensar nas futuras gerações e no que vamos deixar para nossos filhos e netos.


A crescente preocupação com a disponibilidade Mundial da Água vem exigindo de todos nós uma nova consciência em relação a utilização desse recurso.
A água potável encontrada na natureza é essencial para a vida no nosso planeta. No entanto, esta riqueza tem se tornado cada vez mais escassa. Analisando o gráfico ao lado, vemos que 97,50% da disponibiliadade mundial da água estão nos oceanos (água salgada), ou seja, água imprópria para o consumo humano, a não ser que seja realizado um processo de dessanilização, o que requer um investimento muito alto. Logo em seguida, temos que, 2, 493% encontram-se em regiões polares ou subterrâneas (aqüíferos), de difícil aproveitamento. Somente 0 007% da água disponível é própria para o consumo humano, e está em rios, lagos e pântanos (água doce). Este 0, 007% de água doce está dividido conforme figura ao lado, sendo que apenas 8% é destinado ao uso individual (clubes, residências, hospitais, escritórios, outros). A tendência para os próximos anos é um aumento ainda maior no seu consumo, devido à demanda e o crescimento populacional acentuado e desordenado, principalmente nos grandes centros urbanos. Por isso, Programas de Uso Racional da Água são realizados por todo o mundo, através de leis, orientações e conscientização da população, e principalmente, tecnologia de ponta aplicada a aparelhos hidráulicos sanitários.
Disponibilidade mundial de água
Fonte: World Resources Institute, ONU
Água Doce no Mundo (rios, lagos e pântanos) 0,007%
Fonte: World Resources Institute, ONU


 Equipe O.S desenvolvendo a campanha Limpeza Ambiental em um bairro da cidade.

Ação O.S Bunge Brasil


Entidade social da Bunge Brasil, a Fundação Bunge foi criada em 1955.
Tendo como foco principal a área de educação, iniciou suas atividades buscando incentivar as Ciências, Letras e Artes no País. Desde então, ampliou muito seu escopo de atuação, desenvolvendo ações de formação de educadores, voluntariado corporativo em escolas da rede pública e preservação de memória empresarial.
Com a chegada do século 21, no entanto, uma necessidade mais premente se impôs: a sustentabilidade. A Fundação Bunge aceitou o desafio e iniciou um novo caminho.
Hoje a Fundação Bunge é uma organização comprometida com o desenvolvimento sustentável. A educação deixa de ser o foco, mas não perde relevância e transforma-se num instrumento que propicia a geração de ideias inovadoras. Para a Fundação Bunge, alimentar ideias é sustentar o mundo.

Um dos projetos da Fundação Bunge é o comunidade educativa em que  estimula a leitura nas escolas e o aprendizado das crianças carentes.


Comunidade Educativa

Programa de voluntariado corporativo da Bunge Brasil que tem por objetivo estimular a leitura em escolas e espaços comunitários, visando contribuir para a formação de cidadãos aptos em leitura, conscientes de seu papel no presente e comprometidos com o futuro. 

Um programa de escola sustentável
O Comunidade Educativa é o programa de voluntariado corporativo da Bunge que tem por objetivo estimular a leitura em escolas e espaços comunitários, visando contribuir para a formação de cidadãos aptos em leitura e conscientes de seu papel no presente, porém comprometidos com o futuro.
Pilares de Atuação da Escola Sustentável:
  • Relação do homem com a natureza e sua preservação
  • Relação com a comunidade e sua cultura
  • Formação de mediadores de leitura

Frentes de atuação:
  • Formação de Mediadores de Leitura
  • Criação e revitalização de espaços de leitura
  • Eventos de mobilização

Pé de Livro
O Pé de Livro é um kit – composto por livros de literatura infantojuvenil, tapete, almofadas e um painel em formato de árvore – instalado em escolas e espaços comunitários com o objetivo de promover novas oportunidades de leitura.
Ele integra uma proposta de trabalho que contempla não só a criação e revitalização de espaços de leitura, mas também a formação de mediadores de leitura e eventos de mobilização da comunidade.
Todo o trabalho conta com o suporte do blog - Semear Leitores, que permite a troca de experiências e a formação do grupo de trabalho do Comunidade Educativa.

 

 O comunidade educativa tem como objetivo estimular a leitura e o aprendizado das crianças carentes, os voluntarios são os próprios funcionarios da Bunge, a cada mês é escolhido um tema e um livro, os voluntarios desenvolvem atividades com as crianças e aplicam uma vez por mes em algumas escolas da cidade onde fica uma unidade da Bunge. O O.S participou de uma desses visitas.





Atividade desenvolvida com os alunos da Escola Municipal Zahira Catta Preta Mello, sobre a oficina Jardim dos Aromas e Gostosuras, com a obra 'Que horta' de Tatiana Belinky.

 Funcionarios voluntarios do programa comunidade educativa

Para saber mais sobre os programas que a Fundação Bunge desenvolve visite: http://www.fundacaobunge.org.br/

terça-feira, 5 de junho de 2012

Dia do Meio Ambiente e Ecologia



Cuidar é a melhor forma de preservar
Cuidar é a melhor forma de preservar
No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente.
A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.
A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.
A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da Secretaria Especial do Meio Ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.
Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies de animais.
A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.
É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.
E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte, o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.

Para saber mais informações visitem:http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-mundial-do-meio-ambiente-ecologia.htm

domingo, 3 de junho de 2012

Banco Interamericano de Desenvolvimento BID

 
A ideia de uma instituição para promover o desenvolvimento da América Latina surgiu na I Conferência Pan-Americana, em 1890 — a iniciativa pioneira para a criação de um sistema interamericano. Mas quase sete décadas passaram antes que o BID se tornasse realidade, dentro de uma proposta do presidente brasileiro Juscelino Kubitschek. O Banco foi criado formalmente em 1959, quando a Organização dos Estados Americanos redigiu o acordo de fundação do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
O BID foi fundado em 1959 como uma parceria entre 19 países da América Latina e os Estados Unidos. Os países membros originais eram Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai, Venezuela e Estados Unidos.
Ao longo das décadas seguintes, o Banco ampliou o número de membros, inicialmente somente no Hemisfério Ocidental. Trinidad e Tobago tornou-se membro em 1967, logo seguido de Barbados (1969), Jamaica (1969), Canadá (1972), Guiana (1976) e Suriname (1980). Os países membros não regionais ou de fora do Hemisfério Ocidental, 16 Estados europeus mais Israel e Japão, tornaram-se membros entre 1976 e 1986. Belize passou a membro em 1992 e a Croácia e Eslovênia aderiram como estados sucessores da Iugoslávia em 1993. A República da Coréia tornou-se um país membro em 2005 e a República Popular da China em 2009.
O órgão máximo do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) é a Assembléia de governadores, que delega as funções e supervisões das operações do Banco à diretoria executiva.
O Banco Interamericano de Desenvolvimento é dirigido pela assembléia de governadores. Cada país membro designa um governador, cujo poder de voto é proporcional ao capital subscrito ao Banco pelo país. Geralmente, os Governadores são ministros da Fazenda, presidentes de bancos centrais ou outros funcionários de alto nível. Embora em última instância os Governadores do BID sejam responsáveis pela supervisão das atividades e da administração do Banco, na prática muitas dessas funções são delegadas à Diretoria Executiva.
A Diretoria Executiva é responsável pela gestão das operações do Banco e, para tanto, pode exercer todos os poderes delegados pela Assembleia de Governadores.
A Diretoria  Executiva é composta de 14 Diretores Executivos que representam 48países-membros e também inclui 14 Suplentes, que têm plenos poderes para atuar na ausência do titular.
A Diretoria Executiva possui cinco Comitês Permanentes, que examinam e discutem os documentos posteriormente enviados à aprovação da Diretoria. Todas as 14 Cadeiras da Diretoria Executiva estão representadas em cada um dos Comitês Permanentes.
O presidente do BID é o representante legal da instituição e chefe da equipe de gerentes do Banco, sendo responsável pela condução do dia-a-dia dos negócios da instituição e gerencia suas operações e sua administração, com a ajuda da equipe do Gabinete da Presidência.
OBJETIVOS:
* Reduzir índices de desigualdade e pobreza
*De modo que não agrida
o meio ambiente e efeitos do clima.
Para tornar-se membro regional, o país primeiro tem que ser membro da Organização dos Estados Americanos. Para ser membro não regional, o país deve ser também membro do Fundo Monetário Internacional. Uma segunda exigência em ambos os casos é a subscrição de ações do Capital Ordinário e uma contribuição ao Fundo para Operações Especiais.
O Banco Interamericano do Desenvolvimento auxilia os clientes na elaboração de projetos  e oferecem financiamentos, assistência técnica e conhecimentos para apoiar intervenções de desenvolvimento.
METAS:
* Reduzir a pobreza e as desigualdades sociais.
* Suprir as necessidades dos países pequenos e vulneráveis
*Promover o desenvolvimento através do sector privado
*Enfrentar a mudança climática, energia renovável e sustentabilidade ambiental
*Promover a cooperação e integração regionais
A fim de alcançar um maior impacto sobre o desenvolvimento na América Latina e Caribe, o BID lançou nos últimos anos novas iniciativas com a meta de enfrentar os desafios emergentes da região.
Oportunidades para a Maioria
As Oportunidades para a Maioria Iniciativa promove e financia modelos de negócios sustentáveis ​​e baseadas no mercado para facilitar a participação de empresas do setor privado, governos e comunidades locais no desenvolvimento e fornecimento de produtos
e serviços de qualidade para a maioria da população América Latina e no Caribe.
Projetos Oportunidades para a Maioria procuram aumentar a produtividade, trazer os pobres para a economia formal, criam empregos, resolver as falhas de mercado que aumentam os custos para aqueles que menos podem pagar por eles, e transporte de mercadorias e serviços de qualidade à população com baixos rendimentos.
Nos últimos dez anos o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) formulou, desenvolveu e executou mais de trinta amplas campanhas de divulgação publica na América Latina e no Caribe. Promovem mudanças sociais, comportamentais e de políticas relacionadas com várias questões, entre as quais tráfico humano, violência doméstica, prevenção de desastres, registro e identificação dos cidadãos, acesso a serviços básicos e assistência a crianças de rua. As campanhas do BID criam parcerias e alianças estratégicas em toda a América Latina e o Caribe para promover intercâmbio de informações, colaboração em projetos, mobilização de recursos e sustentabilidade na área de comunicações para o desenvolvimento.
Muitas dessas campanhas envolvem atividades de divulgação no nível da comunidade, entre as quais reuniões na prefeitura, discussões em centros comunitários, atividades culturais, concursos e debates políticos de alto nível. Muitos desses eventos contam com a participação de personalidades nacionais, como conhecidos atores, músicos, apresentadores de programas de entrevistas na TV, que endossam os temas das campanhas.